Cronologia
1986

1 de Janeiro
Europa a 12. Espanha e Portugal passam a fazer formalmente parte das Comunidades Europeias.

3 de Janeiro
Primeira reunião da Comissão Europeia após o alargamento.

António Cardoso e Cunha é nomeado membro da Comissão Europeia para as Pescas.

3 de Janeiro
Harmonização alfandegária de Portugal e Espanha com a CEE; aumentam as taxas aos produtos agrícolas norte-americanos, tendo o governo dos EUA considerado «muito decepcionante» a proposta de Bruxelas para o seu pedido de compensação.  

13 de Janeiro
Estrasburgo. Tomam posse os 24 deputados portugueses ao Parlamento Europeu designados pela Assembleia da República.

17 de Fevereiro
Luxemburgo e Haia, 17 e 28 de Fevereiro . Assinatura do Acto Único Europeu.  

9 de Março
Investidura de Mário Soares como Presidente da República.

28 de Março
Rui Vilar é designado Director-Geral na CEE.

11 de Abril
Visita do Presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors, a Portugal. Jacques Delors entregou ao Governo português um documento favorável ao PEDIP e desbloqueou a atribuição de 7 milhões de contos correspondentes à segunda tranche de financiamentos do FEDER. Discutiu-se o problema das regras de origem e as relações comerciais entre CEE e EUA.  

29 de Maio
Bruxelas. A bandeira europeia é içada pela primeira vez ao som do hino europeu.

26 de Junho
26 e 27 de Junho. Conselho Europeu de Haia.

29 de Junho
Congresso do PS. Vitor Constâncio é eleito secretário-geral do partido.

3 de Julho
3-4 de Julho. Cardoso e Cunha , Comissário Europeu das Pescas, visita Lisboa, Porto, Matosinhos e Portimão, reunindo com armadores e outros empresários do sector das pescas (UNICOPESCA).

8 de Julho
Mário Soares , em visita a Estrasburgo, discursa perante o Parlamento Europeu: "O Destino Europeu da Portugal".  

10 de Julho
O Parlamento Europeu aprova por larga maioria uma resolução favorável à autodeterminação do povo de Timor-Leste.  

19 de Julho
São eleitos 24 deputados ao Parlamento Europeu (substituem os deputados nomeados).

21 de Outubro
Encerramento da II Convenção do PRD: Ramalho Eanes é eleito presidente do partido.  

5 de Dezembro
5 e 6 de Dezembro. Conselho Europeu de Londres

18 de Dezembro
Aprovação pela Assembleia da República do Acto Único Europeu, com os votos favoráveis de PSD, PS, PRD e CDS, abstenção do MDP/CDE e votos contra do PCP.
Portugal torna-se o décimo país a aprovar no Parlamento a revisão do Tratado de Roma.

 
1987

16 de Janeiro
Visita de Delors a Portugal, inserida num périplo pelas capitatis dos doze estados membros. Acompanhando a visita de Delors, está em Portugal uma missão técnica da CEE liderada por Jerome Vignon encarregue de elaborar um relatório para a Comissão Europeia acerca das necessidades de reestruturação e modernização da indústria portuguesa, ao abrigo do PEDIP.

4 de Março
Os Ministros da Agricultura da CEE, reunidos em Bruxelas, chegam a acordo acerca da redução dos stocks de lacticínios e da reforma da produção de leite na Comunidade.

Publicação do decreto-lei que estabelece a «regionalização» do Programa Específico para o Desenvolvimento da Agricultura Portuguesa (PEDAP) e atribui a gestão das suas verbas ao IFADAP.

5 de Março
Tem início a visita de dois dias de Claude Cheysson, Vice-Presidente da Comissão Europeia para os assuntos mediterrânicos, a Portugal.

19 de Março
Portugal e a República Popular da China assinam em Pequim o acordo de transferência de soberania de Macau para a China.
Início das celebrações dos 30 anos do Tratado de Roma, assinalados em Portugal, até ao dia 25 de Março (data efectiva de assinatura do Tratado), por um conjunto de mesas redondas subordinadas à construção europeia, com a participação de Cardoso e Cunha (Comissário Europeu), Rui Amaral (Vice-Presidente do PE) e João Vale de Almeida, director interino do bureau da Comunidade em Lisboa.

21 de Março
Ano Europeu do Ambiente, celebrado em todos os países da comunidade, por deliberação do Conselho Europeu.

1 de Abril
É lançada a campanha da bandeira azul para as praias martítimas.

1 de Abril
Início em Lisboa do Congresso dos Partidos Liberais Europeus, Democráticos e Reformistas, no Fórum Lisboa, tendo como tema «A comunidade a Doze: solidariedade e coesão».

3 de Abril
Aprovação de uma moção de censura, da iniciativa do PRD, na Assembleia da República, levando ao derrube do X Governo Constitucional.

6 de Abril
Chegada a Lisboa de François Mitterrand, presidente francês; primeira visita de um chefe de Estado a Portugal desde a sua adesão à CEE.

7 de Abril
Publicação da Lei de Bases do Ambiente.

14 de Abril
Turquia apresenta formalmente o pedido de adesão à CEE.

28 de Abril
Dissolução do Parlamento. As eleições são marcadas para 19 de Julho.

4 de Maio
Início em Cascais do XV Congresso da União dos Partidos Socialistas da Comunidade Europeia, com a participação de Jacques Delors, Bettino Craxi, Lionel Jospin e Felipe González em representação dos respectivos partidos.  

27 de Maio
Referendo irlandês aprova Acto Único Europeu.

Junho
Lançamento do Programa Erasmus (European Community Action Scheme for Mobility of University Students), abarcando um núcleo de onze países, entre os quais Portugal.  

12 de Junho
Mário Soares , Presidente da República, inaugura, na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, a Campanha Europeia para o mundo rural.

29 de Junho
29 e 30 de Junho. Conselho Europeu de Bruxelas. Cimeira dedicada ao debate do «Plano Delors» da reforma da CEE ao nível da Política Agrícola Comum e das contribuições para o orçamento comunitário.

1 de Julho
Entrada em vigor do Acto Único Europeu.  

19 de Julho
Eleições legislativas. O PSD obtém maioria absoluta.  

20 de Julho
Marrocos apresenta a sua candidatura oficial à entrada na CEE.O pedido marroquino é recusado com o argumento de que Marrocos (ao contrário da Turquia) não pertencia ao Conselho da Europa, integrado por 21 países.  

17 de Agosto
Toma posse o XI Governo Constitucional, chefiado por Aníbal Cavaco Silva . João de Deus Pinheiro é nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros. Vítor Costa Martins assume o cargo de Secretário de Estado da Integração Europeia.

14 de Setembro
Aprovada em Bruxelas a implementação em Portugal do Programa Comunitário «Valoren», para a racionalização do consumo energético.  

15 de Setembro
V Conferência dos Ministros da Cultura Europeus, realizada no Palácio Nacional de Sintra.  

16 de Outubro
Início da visita de cinco dias de Cavaco Silva a Itália, durante a qual reuniu com o Presidente Cossiga e com o Presidente do Conselho Giovanni Goria, para além de uma audiência especial com o Papa João Paulo II. Na agenda das duas primeiras reuniões estiveram o Plano Delors de reforma financeira da Comunidade, apoiado por ambos os países, a reforma da PAC e o reforço dos fundos estruturais, bem como o crescente défice comercial português com a Itália. Na audiência com João Paulo II Cavaco Silva abordou sobretudo a situação de Timor-Leste e o direito do seu povo à auto-determinação.  

19 de Outubro
Crise nos mercados bolsistas em todo o mundo.  

10 de Novembro
Assinatura em Basileia, pelo Banco de Portugal, do acordo de participação no Fundo Europeu de Cooperação Monetária (FECOM), dando início ao processo de adesão de Portugal ao Sistema Monetário Europeu, cuja concretização total fica programada para 1 de Janeiro.

11 de Novembro
Portugal adere à União Europeia Ocidental.

4 de Dezembro
4 e 5 de Dezembro. Conselho Europeu de Copenhaga.

 
1988

1 de Janeiro
Entra em vigor a liberalização do mercado dos transportes aéreos no interior da CEE, decidida a 7 de Dezembro numa reunião dos Ministros dos Transportes da Comunidade.

27 de Janeiro
VII Congresso do CDS, na Póvoa do Varzim, no qual Freitas do Amaral reassume a liderança do partido.  

11 de Fevereiro
11 a 13 de Fevereiro. Conselho Europeu de Bruxelas Cimeira Extraordinária subordinada à Reforma da PAC e dos Fundos Estruturais e aos problemas orçamentais da Comunidade.

9 de Maio
Comemoração do Dia da Europa, marcada em Portugal pela inauguração do Centro Jean Monnet, na Rua do Salitre, onde ficaram instaladas as delegações portuguesas da Comissão e do Parlamento Europeu.  

19 de Maio
Aprovação no Parlamento Europeu do projecto de regulamento do Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa (PEDIP), programa financiado pela Comunidade Europeia, destinado a modernizar a indústria portuguesa.

29 de Maio
A Convenção Nacional do PRD elege Herminio Martinho para presidente.

7 de Junho
No quadro da discussão da II Revisão Constitucional os deputados António Vitorino e Octávio Teixeira , referem-se ao Mercado Comum e à integração europeia.

16 de Junho
Aprovado no Parlamento Europeu o apoio comunitário - através de verbas do FEDER - à recuperação e preservação dos bairros lisboetas de Alfama e Mouraria, concluindo um processo iniciado em Fevereiro de 1987 por iniciativa dos eurodeputados portugueses Lucas Pires (CDS) e Coimbra Martins (PS).  

27 de Junho
27 e 28 de Junho. Conselho Europeu de Hannover.

25 de Agosto
Um grande incêndio no Chiado destrói uma parte importante daquela zona histórica da Baixa lisboeta.

27 de Outubro
Vítor Constâncio demite-se do cargo de Secretário-Geral do PS.  

8 de Novembro
George Bush vence as eleições presidenciais norte-americanas.  

14 de Novembro
Adesão formal de Portugal à União da Europa Ocidental, solicitada pelo governo português em 1984 e aceite em Outubro de 1987.

2 de Dezembro
2 e 3 de Dezembro. Conselho Europeu de Rodes.  

 
1989

6 de Janeiro
António Cardoso e Cunha é nomeado membro da Comissão Europeia (Personnel, Administration and Translation, Energy and the Euratom Supply Agency, Small Business, Distributive Trades and Tourism and Cooperatives).

6 de Janeiro
Tomada de posse, em Bruxelas, da nova Comissão Europeia, liderada por Jacques Delors, a cumprir o seu segundo mandato à frente do Executivo comunitário.

10 de Janeiro
O Fundo Europeu de Desenvolvimento Económico Regional (FEDER) concede a Portugal 6 milhões de contos para projectos de infra-estruturas.

15 de Janeiro
VII Congresso do PS. Jorge Sampaio é eleito secretário-geral.

17 de Janeiro
Conferência de Segurança e Cooperação na Europa, realizada em Viena com a participação de delegações de mais de 30 países.  

13 de Abril
A propósito da revisão constitucional os deputados António Vitorino (PS) e José Magalhães (PCP) tecem algumas considerações sobre a integração europeia.

1 de Junho
A Assembleia da República aprova a segunda revisão da Constituição de 1976, com uma maioria de dois terços.
 

3 de Junho
O governo chinês ordena a intervenção do exército na praça de Tienamen, Pequim, gerando inúmeros confrontos, provocando de milhares de mortos e de feridos. Foram presos mais de mil manifestantes dos quais mais de vinte foram executados.  

18 de Junho
São eleitos 24 deputados ao Parlamento Europeu

19 de Junho
É aprovado, em Conselho de Ministros das Finanças das Comunidades Europeias, a integração do escudo no ECU.  

26 de Junho
26 e 27 de Junho. Conselho Europeu de Madrid. Em debate a criação da União Económica e Monetária europeia, a aprovação da Carta Social Europeia e as relações externas da Comunidade.  

26 de Junho
Inauguração do I Festival de Folclore da Europa Comunitária, Porto.  

18 de Julho
José Luís da Cruz Vilaça é nomeado, pelo Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade, Presidente do recém-criado Tribunal Europeu de Primeira Instância, com sede no Luxemburgo.
 

21 de Setembro
Entrada oficial do escudo para a unidade de conta ECU.  

10 de Novembro
Derrube do Muro de Berlim.

18 de Novembro
Início da Cimeira de dois dias de líderes da CEE, promovida pelo Primeiro-Ministro francês François Mitterrand, para debater posições comunitárias conjuntas acerca dos acontecimentos em curso na Europa de Leste, fortemente acelerados com a abertura das fronteiras entre a RDA e a RFA.

2 de Dezembro
Início em Malta da Cimeira EUA-URSS, reunindo George Bush e Mikhail Gorbachev.

8 de Dezembro
8 e 9 de Dezembro.
Conselho Europeu de Estrasburgo. São aprovados os objectivos da União Económica e Monetária contidos no Relatório Delors e a convocação de uma Conferência Intergovernamental, até ao final de 1990, para a necessária revisão do Tratado de Roma de 1957 e do Acto Único de 1986.
Criação do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento.
Aprovação da Carta Social Europeia.

 
1990

9 de Fevereiro
A Assembleia da Republica aprova a Lei Quadro das Privatizações.

5 de Janeiro
O presidente francês François Mitterrrand e o chanceler alemão, Helmut Kohl, reunidos em Latché (Landes, Sudoeste da França) declaram estar de acordo sobre a necessidade de reforçar as estruturas económicas e políticas da CEE e de criar “uma confederação europeia” que ofereça uma “perspectiva” aos outros países da Europa que se reconciliaram com a democracia.

18 de Março
IX Congresso do CDS dá vitória a Freitas do Amaral .

21 de Março
A CEE canaliza 70 milhões de contos para o Algarve.  

23 de Março
Reunião ministerial em Lisboa dos 23 Estados membros do Conselho da Europa e de seis países da Europa Central e Leste (Bulgária, Checoslováquia, Hungria, Jugoslava, Polónia e URSS).

28 de Abril
Conselho Europeu de Dublin

30 de Abril
Abertura, em Lisboa, do Centro de Solidariedade Norte-Sul do Conselho da Europa.

27 de Maio
Jorge Sampaio é reeleito Secretário Geral do PS.  

6 de Junho
A doença das vacas loucas causa uma guerra económica na CEE.

17 de Junho
Hermínio Martinho é reeleito presidente do PRD.

19 de Junho
Convenção de Schengen; assinada pela Alemanha, França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.

25 de Junho
25 e 26 de Junho. Conselho Europeu de Dublin. Marcação de duas conferências intergovernamentais respeitantes à União Económica e Monetária e União Política. Acordo sobre o futuro das relações com a União Soviética.

Portugal adere à Convenção de Schengen.  

1 de Julho
Primeira das três fases da União Económica e Monetária; liberalização dos movimentos dos capitais em oito dos doze países membros da CEE. Espanha, Grécia, Irlanda e Portugal aderem em fins de 1992. Assinatura em Paris do acordo para o estabelecimento do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD).

2 de Agosto
Exércitos de Saddam Hussein invadem o Kuwait.

8 de Outubro
A libra adere ao Sistema Monetário Europeu dos Doze; ficam apenas de fora o escudo e o dracma.

27 de Outubro
27 e 28 de Outubro. Conselho Europeu de Roma

27 de Novembro
John Major é eleito o novo líder do Partido Conservador e do Governo britânico.

14 de Dezembro
Conferência intergovernamental para a União Política.

14 de Dezembro
14 e 15 de Dezembro. Conselho Europeu de Roma

17 de Dezembro
Os ministros dos transportes da CEE aprovam a rede do TGV, a concluir até 2010.
 

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 41 - 45 de 62
Apoios: