BELEZA, Luís Miguel Couceiro Pizarro PDF Imprimir e-mail

Licenciado em Economia na Universidade Técnica de Lisboa, em 1972, e doutorado pelo Massachussets Institute of Tecnology (MIT), em 1979. Ingressou no Banco de Portugal nesse mesmo ano, desempenhando funções no Gabinete de Estudos Económicos.

Foi economista do Fundo Monetário Internacional, encarregue das relações com a Espanha entre 1984 e 1987. Regressou depois a Portugal e ao Banco Central, onde, a convite do primeiro-ministro Cavaco Silva, ocupou o cargo de administrador.

Em 1990 ingressa no XI Governo Constitucional, assumindo a pasta das Finanças após a saída de Miguel Cadilhe e permanecendo no Ministério até 1991. Em 4 de Abril de 1992 tomou posse como Governador do Banco de Portugal, sendo, nesse posto, responsável pela condução dos primeiros passos do escudo rumo à União Económica e Monetária, após a entrada no Mecanismo das Taxas de Câmbio a 6 de Abril de 1992.

Enfrentou a crise no Sistema Monetário Europeu de Setembro de 1992 causada pela agitação dos mercados financeiros, e que se traduziu por uma desvalorização do escudo em seis por cento, cenário que se repetiria a 13 de Maio de 1993, com uma desvalorização de 6,5 por cento. A 26 de Julho de 1994 foi afastado do cargo de Governador na sequência de divergências com o ministro das Finanças, Braga de Macedo, que contestou a acção do Banco Central e defendeu a necessidade de baixar as taxas de juro.

 
Apoios: