CADILHE, Miguel José Ribeiro PDF Imprimir e-mail

Nasceu em 1945 em Barcelos. Licenciou-se em Economia na Universidade do Porto em 1968, onde mais tarde seria docente.

Ocupou funções de direcção no BCP. A sua primeira experiência teve lugar em 1980, quando foi convidado por Cavaco Silva a ingressar no Governo liderado por Francisco Sá Carneiro, assumindo a Secretaria de Estado do Planeamento.

Após a queda do VI Governo Constitucional, partiu para Londres em 1981, onde se dedicou à investigação na “London School of Economics”.

Depois da vitória de Cavaco Silva nas eleições legislativas de 1985 tornou-se ministro das Finanças, do X e XI Governos Constitucionais, permanecendo no cargo até 1990. A sua acção governativa ficou marcada por uma reforma fiscal que introduziu o IVA, o IRS e o IRC, e pela chamada ”Lei Sapateiro”, instrumento legislativo que passaria a regular o mercado de capitais e a permitir o lançamento das privatizações. Após a saída do Governo, desenvolveu actividade profissional no sector privado, passando pelo BPA, Banco de Fomento e BCP.

Assumiu a presidência da agência Portuguesa para o Investimento em 2001, organismo criado durante o Governo de Durão Barroso.

 
Apoios: