CARREIRA, Henrique Medina PDF Imprimir e-mail

Nasceu em Bissau a 14 de Janeiro de 1931. Concluiu um curso médio de Engenharia Mecânica em 1951 e, em 1954, licenciou-se em Ciências Pedagógicas. Terminou a licenciatura em Direito em 1962 e exerceu advocacia nas áreas do direito fiscal e direito comercial.

Após o 25 de Abril ingressou na administração do Banco Intercontinental Português, entre 1974 e 1975, em representação do Estado português. Ainda nesse ano, integrou o VI Governo provisório de Pinheiro de Azevedo, no lugar de subsecretário de Estado do Orçamento. Foi nomeado director-geral das Contribuições e Impostos, tomando posse em Janeiro de 1976.

Ministro das Finanças do I Governo Constitucional, liderado por Mário Soares, foi nessa condição que negoceou com o FMI, um empréstimo no valor de 750 milhões de dólares. Em 1978 abandonou o PS, durante a vigência do II Governo Provisório, por divergências quanto à política económica adoptada pelo partido no poder.

Dirigiu, na segunda metade da década de 90, a comissão nomeada pelo ministro das Finanças Sousa Franco encarregada do estudo das alterações ao sistema de tributação do património. Foi nomeado membro do Conselho de Administração da Expo’98.

 
Apoios: