COSTA, Francisco Manuel Seixas da PDF Imprimir e-mail

Nasceu em Vila Real a 28 de Fevereiro de 1948. Licenciou-se em ciências político-sociais pela Universidade Técnica de Lisboa, depois de ter frequentado o curso de engenharia electrotécnica na Universidade do Porto. Iniciou a actividade profissional no sector privado e, após o 25 de Abril, foi nomeado adjunto da Junta de Salvação Nacional.

Aderiu, em 1975 ao Movimento de Esquerda Socialista (MES), no mesmo ano em que iniciou a carreira diplomática, passando por capitais como Oslo, Luanda e Londres e por instituições como a Organização Mundial do Comércio. Foi secretário de Estado dos Assuntos Europeus entre 1995 e 2001, período durante o qual foi protagonista das negociações dos tratados de Amesterdão e de Nice, acompanhou o processo de adesão do escudo à terceira fase do euro, preparou a presidência portuguesa da UE em 2000 e participou nas negociações da Agenda 2000.

A experiência que adquiriu em questões europeias levou-o a manifestar-se contra os perigos, para os pequenos países, da “deriva intergovernamental” no processo de decisão comunitário.

Abandonou o Governo em 2001 e foi nomeado embaixador de Portugal na ONU, posto do qual foi afastado em Junho do ano seguinte para ser transferido para a sede da OSCE em Viena. Em 2003, aceitou o convite do Governo de Durão Barroso para integrar um grupo de trabalho destinado a acompanhar os trabalhos da Conferência Intergovernamental encarregue de dar forma final ao Tratado Constitucional. Publicou “A diplomacia europeia”.

 
Apoios: