Apresentação PDF Imprimir e-mail

Iniciativa

O eurohspot constitui um espaço consagrado à divulgação dos resultados da investigação realizada no âmbito da história da integração europeia no quadro nacional e internacional. Visa promover a disponibilização e a partilha de informação e recursos, estimular o intercâmbio de práticas e conhecimentos no quadro da história da construção europeia em geral e da participação de cada estado membro em particular no processo de cooperação e integração europeia. É um espaço aberto e em construção.

A história da participação de Portugal na configuração e partilha de um destino comum no espaço da actual União Europeia, como opção efectivamente assumida em 1977, quando o I Governo constitucional solicitou formalmente o pedido de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, tem um passado que remonta ao período pós II Guerra Mundial e ao discurso que o secretário de Estado dos EUA, George Marshall, proferiu na Universidade de Harvard, anunciando ao Mundo a intenção do seu Governo apoiar todos os países europeus depauperados pela Guerra na sua obra de recuperação económica. Este foi um dos momentos a partir do qual se concretizou um primeiro passo no sentido da cooperação económica europeia e se inaugurou a presença de Portugal no processo europeu, arrastando, desde logo e apesar do contexto de cepticismo e resistência, um processo de crescente internacionalização portuguesa abrindo um caminho que se prolonga até aos dias de hoje.

É disso que se trata, do estudo da história da Europa e da construção europeia e do papel que Portugal tem desempenhado nesse contexto, assumindo promover a ampla divulgação e generalização alargada e diversificada desse saber - que deve compor a nossa cultura de base, de cidadania responsável e atenta, como portugueses e europeus.  

Como projecto de investigação histórica, no que respeita ao IHC, a iniciativa tem um enquadramento mais vasto, integrando-se numa linha de estudo dedicada à temática da História da Europa, da Construção Europeia e da participação de Portugal nesse processo (vd. História da Europa e da Construção Europeia. O Lugar de Portugal) que reúne outros parceiros, projectos e iniciativas de natureza e dimensão distintas.  

Em termos conceptuais e metodológicos, a abordagem do tema é feita de forma ampla e pluridisciplinar. A informação apresentada reflecte um entendimento global de estudo, compreensão e interpretação da temática, incidindo em matérias diversas que abarcam múltiplas dimensões das questões europeias, formais e informais, culturais, institucionais, artísticas, científicas…, absorvendo os antecedentes que historicamente têm composto, desenhado, estruturado a civilização europeia e que têm funcionado como instrumentos de europeização, percorrendo a história da construção europeia e a participação de Portugal nesse processo até à actualidade da Europa Comunitária.

Os conteúdos publicados são de natureza muito diversa, combinando informação especificamente elaborada sobre a história da construção europeia e a participação de Portugal nesse processo com a selecção de fontes históricas, em que se incluem documentos diplomáticos, actas de debates parlamentares, legislação, fotografias e outro material iconográfico, filmes e documentários, músicas. A sua recolha, selecção e organização decorrem do desenvolvimento de um trabalho de investigação organizado e estruturado em bases científicas prosseguindo uma metodologia de natureza essencialmente histórica.  

Por fim, através desta iniciativa, pretende-se contribuir para a produção de conhecimento e a compreensão pública das humanidades, das artes, da ciência e da tecnologia, compreendendo uma óptica global da história, promovendo e organizando acções de apoio à difusão da cultura humanística, artística, científica e tecnológica. Procura-se assim, que o trabalho desenvolvido e em curso, seja:  

- contribuição para a promoção de uma cultura de base histórica, indispensável ao desenvolvimento sustentado e generalizado da sociedade do conhecimento, assegurando a divulgação activa dos seus resultados recorrendo às várias plataformas de comunicação, desde a publicação convencional às novas tecnologias da informação; 

- promoção do debate científico e da circulação de ideias e do conhecimento através de uma intervenção activa junto da sociedade em geral, fomentando o respeito pela cultura, pela memória, pelo património material e imaterial, defendendo a percepção do passado histórico como herança indispensável à compreensão do presente e à construção do futuro; 

- organização e divulgação da informação e recursos, conteúdos e metodologias no âmbito da história, assumindo como responsabilidade social contribuir para a divulgação do conhecimento e a construção de uma cultura de base histórica rigorosa e científica.

Estudar, preservar e divulgar a nossa História colectiva, em que se inscreve o estudo do passado histórico da Europa e do processo de cooperação / integração europeia, no quadro do conhecimento e da compreensão das realidades económica, social, técnica que teceram e compõem a contemporaneidade portuguesa, é uma obrigação e uma responsabilidade que deve ser assumida com consciência e empenho. 

*

Realização e produção 

O eurohspot é uma iniciativa do Instituto de História Contemporânea (IHC-FCHS/UNL) e conta com a colaboração do Arquivo Histórico Diplomático do Ministério do Negócios Estrangeiros e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors. 

O Instituto Diplomático – Ministério dos Negócios Estrangeiros, instituição com a qual o IHC-FCSH tem, desde há longa data, mantido uma estreita colaboração, formalizada pela celebração de um Memorando de Entendimento anexo ao Protocolo existente entre as duas instituições, visando especificamente definir as áreas concretas de cooperação entre o Arquivo Histórico Diplomático do ID e o IHC. A concretização desta cooperação tem sido assegurada pela Drª Isabel Fevereiro, Directora do Arquivo Histórico-Diplomático, que tem assegurado o apoio indispensável à realização deste projecto, nomeadamente no domínio da identificação, consulta e disponibilização de fontes primárias. 

Além disso, este projecto tem beneficiado da associação de outras entidades que em muito têm contribuído para o desenvolvimento, alargamento e aprofundamento do trabalho de recolha, selecção, tratamento e divulgação de conteúdos sobre a história da construção europeia e da participação de Portugal no processo de cooperação e integração europeia.

Entre essas instituições, menção especial para a Agência Lusa, o ANIM – Cinemateca, a RDP e a RTP que, para lá do apoio em termos de identificação e consulta dos seus arquivos, proporcionaram a sua reprodução e divulgação nos materiais associados a este projecto. Fica aqui expresso o nosso agradecimento, particularmente dirigido ao Dr. Luís Rodrigues Martins e a Carlos Bernardo (Agência Lusa), Dra. Piedade Braga Santos, vice-presidente do ANIM e a Sara Moreira e Luís Gameiro (ANIM) e ao Dr. Pedro Brauman (RTP) e Eduardo Leite (RDP).

A recolha, organização e tratamento da informação foi assegurada por investigadores do IHC: Paula Meireles, Ana Paula Pires, Inês Queiroz e David Pereira, entre a equipa de investigação que trabalhou na recolha de parte dos conteúdos. A preparação e colocação de conteúdos no site foi assegurada por Sandra Araújo (IHC). 

A realização e produção do site foram desenvolvidos por Fernando Sousa (espaco99 design). 

Dezembro de 2007
Maria Fernanda Rollo ( Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail )
Instituto de História Contemporânea (www.ihc.fcsh.unl.pt )
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa

 
Apoios: