GOUVEIA, Maria Teresa Pinto Basto (Teresa Patrício Gouveia) PDF Imprimir e-mail

Nasceu em Lisboa a 18 de Julho de 1946. Concluiu a licenciatura em História em 1970 e, durante essa década, participou em iniciativas relacionadas com a preservação do património, tendo sido secretária da Comissão Nacional do Ano do Património Arquitectónico Europeu, um organismo do Conselho da Europa.

Desempenhou funções de direcção no Gabinete Coordenador das Actividades Culturais Externas da Secretaria de Estado da Cultura entre 1977 e 1980. Representou a Secretaria de Estado da Cultura no Conselho Director da Cooperação Cultural do Conselho da Europa e chefiou o Gabinete das Relações Culturais e Internacionais do Ministério da Cultura. Presidiu ao Comité Director de Cooperação Cultural do Conselho da Europa, depois de ter sido vice-presidente, do mesmo organismo. Ambas as funções foram desempenhadas entre 1984 e 1987. Foi secretária de Estado da Cultura nos Governos de Cavaco Silva entre 1985 e 1990. Desde 1987 que é deputada na Assembleia da República. Foi indigitada secretária de Estado do Ambiente em 1991, tornando-se ministra em Junho de 1993.

Na condição de secretária de Estado representou Portugal e a CEE na Conferência Mundial Sobre o Ambiente, no Rio de Janeiro, em 1992. Foi nomeada ministra dos Negócios Estrangeiros no Governo de Durão Barroso em 2003, após a saída de Martins da Cruz.

Do seu currículo, destaca-se ainda a passagem pela administração da Fundação de Serralves. Desempenha actualmente as funções de administradora da Fundação Calouste Gulbenkian, cargo que assumiu em Novembro de 2004.

 
Apoios: