LEITÃO, João António de Morais PDF Imprimir e-mail

Nasceu na Covilhã a 4 de Setembro de 1938. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, no início da década de 60, e ingressou na Companhia de Seguros Douro.

Ainda nos anos sessenta é recrutado para a secção de contencioso do Banco Pinto & Sotto Mayor, exercendo também a advocacia num escritório de que são sócios Costa Reis e Francisco Pinto Balsemão. Em 1966 foi convidado para o cargo de administrador delegado da Mundial, que abandonaria em 1975, aquando das nacionalizações, regressando assim à advocacia a tempo inteiro.

Colaborou com a SEDES desde o início dos anos 70 e, no pós-25 de Abril, fundou o CDS. Depois do exercício da presidência da Federação Portuguesa de Futebol, em 1979, ingressou no VI Governo Constitucional, liderado por Sá Carneiro, à frente do Ministério dos Assuntos Sociais.

Regressaria às funções governativas, agora no executivo liderado por Francisco Pinto Balsemão em 1981 (VII Governo Constitucional), onde assume a pasta das Finanças. Em 1994 retomou a actividade política como membro da Comissão Política do CDS-PP dirigido por Manuel Monteiro, tendo sido empossado durante um congresso partidário realizado em Setúbal em Fevereiro desse ano.

 
Apoios: