1957-12-10 PDF Imprimir e-mail
Intervenção do deputado Mário de Oliveira a propósito do Tratado de Roma e da questão da integração económica europeia na Assembleia Nacional em 10 de Dezembro de 1956.

 

(...) A ampla visão do panorama internacional que o notável relatório do Sr. Ministro das Finanças nos proporciona, a objectividade do exame dos problemas que neste domínio se suscitam e as suas incidências no caso português traduzem bem a detida atenção que o Governo dispensa ao que se passa pelo Mundo. E há, de facto, renovados motivos para o fazer num momento em que as comunidades humanas, independentemente das latitudes em que se encontram situadas e mercê das extraordinárias realizações da nossa época no campo da ciência e da técnica, sentem o progressivo encadeamento dos seus múltiplos problemas, a íntima interdependência das suas determinações e reflexos políticos. O caso da Europa é disso expressivo exemplo, com o seu movimento de cooperação em ordem a procurar uma estrutura que a faça reerguer, em potencialidade, ao plano dos dois blocos hegemónicos que se degladiam no Mundo desde a última guerra. Esse esforço de cooperação representa, de facto, um vivo testemunho dessa aproximação, da interdependência dos problemas particulares das nações e da solidariedade dos interesses do mundo livre. Resta saber em que medida falta ainda sobrepor a esse sentimento de cooperação, que tão expressivamente se está a processar na Europa, o reconhecimento da necessidade de adoptar comummente um elenco de princípios que sirva, no plano pragmático, a conveniente unidade de pensamento e acção." (...) "O Tratado de Roma constitui já uma grande realidade desse movimento de cooperação. Entretanto o poder criador do Europeu já não encontra suficiente campo de realização no seu continente." (...) "A Europa caminha hoje sob o signo desta atmosfera para reencontrar a sua individualidade e a sua estrutura apropriada.".

"Portugal, não podendo esquecer a sua condição europeia, não pode também deixar de reconhecer que os seus interesses vivem para além do domínio continental."

 

Diário das Sessões da Assembleia Nacional e da Câmara Corporativa, N.º 5, de 12 de Dezembro de 1957, p.168.

 

1957_Sessao 10.12.1957.pdf 1957_Sessao 10.12.1957.pdf 380.34 Kb

 
Apoios: