MIRANDA, Pedro Pires de PDF Imprimir e-mail

Nasceu em Leiria. Licenciou-se em Matemática pelo Instituto Superior Técnico. Terminado o curso, fixou-se em Londres onde trabalhou numa empresa de construtores e projectistas. Regressou a Portugal dois anos mais tarde, em 1957, para integrar os quadros da BP portuguesa. Voltou à Grã-Bretanha em 1967, ainda como quadro da BP. Em 1971, já em Portugal, ingressa na Petrosul e, um ano depois, na Sonap.

Na sequência do 1 de Março de 1975 partiu para o Brasil, onde permaneceu durante mais de um ano, trabalhando na companhia petrolífera Ipiranga. Novamente em Portugal, foi convidado pelo primeiro-ministro, Alfredo Nobre da Costa, primeiro para a administração da Petrogal e depois para o Ministério do Comércio e Turismo do III Governo Constitucional.

Em 1979 assumiu a presidência da Comissão de Integração Europeia e, em 1980, da Petrogal. Em 1980 foi nomeado embaixador itinerante para assuntos petrolíferos pelo Governo liderado por Sá Carneiro. Ministro dos Negócios Estrangeiros do X Governo Constitucional de Cavaco Silva. No início da década de 90 foi nomeado administrador da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e assumiu funções na Fundação Oriente.

 
Apoios: