PINTASILGO, Maria de Lurdes Ruivo da Silva Matos PDF Imprimir e-mail

Nasceu em Abrantes a 18 de Janeiro de 1930. Licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pelo Instituto Superior Técnico em 1953, sendo convidada, no ano seguinte, para a direcção de projectos do Departamento de Estudos e Projectos da CUF.

Durante a década de 50 desempenhou um papel de relevo em vários movimentos católicos: presidiu à Pax Romana em 1955, aderiu ao Movimento Internacional de Estudantes Católicos em 1956 e promoveu o movimento do Graal em Portugal, em 1957.

Em 1969 foi designada procuradora à Câmara Corporativa, instituição na qual permaneceu até ao 25 de Abril de 1974. A sua vida ficara também ligada à defesa da condição feminina: presidiu, em 1970, à Comissão Internacional sobre a política social relativa à mulher.

Depois do 25 de Abril, foi nomeada secretária de Estado da Segurança Social, no I Governo Provisório liderado por Palma Carlos. Nomeada ministra dos Assuntos Sociais nos II e III Governos Provisórios, liderados por Vasco Gonçalves, assumiu também a Secretaria de Estado dos Assuntos Culturais e Investigação Científica entre Maio de 1974 e Março de 1975. Foi co-autora do Plano de Desenvolvimento Económico e Social. No ano seguinte, foi designada embaixadora de Portugal na UNESCO, em Paris.

Chefia o V Governo Constitucional, de iniciativa presidencial, entre 1979 e 1980. O ano de 1986 ficou marcado pela sua candidatura às eleições presidências, como independente, não logrando a passagem à segunda volta. No ano seguinte, foi eleita eurodeputada nas primeiras eleições para o Parlamento Europeu.

No final da década de 80 e na década seguinte foi convocada para participar em vários organismos de projecção europeia e internacional dos quais se destacam o Comité de Sages da Comissão da União Europeia em 1995, o Clube de Roma em 1996 e a Comissão Independente sobre a População e a Qualidade de Vida em 1997. No ano seguinte, integrou o Conselho de Ética para as Ciências da Vida.

Morreu em Lisboa a 9 de Julho de 2004.

 
Apoios: