PORTAS, Paulo Sacadura Cabral PDF Imprimir e-mail

Nasceu em Lisboa a 12 de Setembro de 1962. Iniciou a sua actividade política precocemente ao ingressar na JSD aos 13 anos, tendo, mais tarde, aderido ao PSD, partido onde se manteve até 1982. A par da militância política, tornou-se cronista de vários títulos de imprensa, como o Jornal Novo,  A Tarde e o Semanário

Entretanto, licenciou-se em Direito na Universidade Católica. Fundou, com Miguel Esteves Cardoso, o jornal Independente, cujo primeiro número foi editado em Maio de 1988 e que se celebrizou pelas manchetes que denunciavam alegados casos de corrupção envolvendo figuras dos governos de Cavaco Silva.

Com Manuel Monteiro, futuro líder do CDS, partilhou um mesmo ideário político que passava pela forte contestação do projecto europeu e do lugar nele ocupado por Portugal. Abandonou a direcção do Independente para abraçar a carreira política em 1995. Filiou-se no CDS, já então dirigido por Manuel Monteiro, e apresentou-se como candidato à Assembleia da República nas eleições legislativas desse mesmo ano. Na sequência de um diferendo com Manuel Monteiro, acabaria por substitui-lo na liderança do CDS, abrindo-se desta forma a porta a um entendimento com o PSD, então liderado por Marcelo Rebelo de Sousa. A Alternativa Democrática (AD) ganharia então forma, para se desfazer apenas um ano mais tarde, em Março de 1999. Paulo Portas, que até então afirmara de forma veemente as fortes reservas que alimentava sobre o projecto europeu, encabeçou a lista do PP às eleições europeia de 1999, sendo eleito eurodeputado.

A derrota do PS nas eleições autárquicas de 2002 e o anúncio da demissão de António Guterres forçaram a realização de eleições antecipadas, vencidas pelo PSD de Durão Barroso, sem maioria absoluta. Nesta altura, PSD e CDS-PP acordaram a formação de um Governo de coligação no qual Paulo Portas assumiu os Ministérios de Estado e da Defesa, onde permaneceu sob Governo de Pedro Santana Lopes, formado após a saída de Durão Barroso para a Comissão Europeia.

 
Apoios: