SOUSA, José Sócrates Carvalho Pinto de PDF Imprimir e-mail

Nasceu em Vilar de Maçada, concelho de Alijó, a 6 de Setembro de 1957. Teve uma curta passagem pela JSD, no pós 25 de Abril, filiando-se no PS em 1981, partido pelo qual foi eleito deputado nas eleições legislativas de 1987. Obteve a licenciatura em engenharia civil na Universidade Independente.

A chegada do PS ao Governo em 1995, pela mão de António Guterres, colocou José Sócrates à frente da Secretaria de Estado do Ambiente, sendo nomeado ministro adjunto do primeiro-ministro em 1997, em sequência da saída de António Vitorino do Governo.

Em 1999, após a segunda vitória do PS nas eleições legislativas, assumiu a pasta do Ambiente, transitando em 2002 para o Ministério do Equipamento Social, em substituição de Ferro Rodrigues.

Em Setembro de 2004 foi eleito secretário-geral do PS num escrutínio eleitoral em que derrotou Manuel Alegre e João Soares. Em Fevereiro de 2005 conduziu o PS à sua primeira maioria absoluta nas eleições legislativas, sendo nomeado primeiro-ministro do XVII Governo Constitucional, cargo que desempenha actualmente.

 
Apoios: