VITORINO, António Manuel de Carvalho Ferreira PDF Imprimir e-mail

Nasceu em Lisboa a 12 de Janeiro de 1957. Filiou-se no PS poucos dias após o 25 de Abril de 1974 enquanto estudante do liceu Camões, em Lisboa. Inscreveu-se na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e aderiu sucessivamente a várias formações políticas de esquerda, de que são exemplos: a Frente Socialista Popular, de que foi fundador em 1975, o Movimento Socialista Unificado em 1976 e a União de Esquerda para a Democracia e Socialismo (UEDS). Terminado o curso, tornou-se assistente na Faculdade de Direito.

Foi eleito deputado pelas Listas da Frente Republicana e Socialista, que congregava o PS, a UEDS e a Associação Social-Democrata Independente (ASDI). Em 1983, ingressou no Governo do Bloco Central como secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e afasta-se da UEDS, vinculando-se definitivamente ao PS em 1985.

Em 1986 foi convidado pelo Presidente da República, Mário Soares, para assumir a pasta da Administração Interna no Governo de Macau, uma experiência que dura 18 meses. Em 1989 foi eleito juiz do Tribunal Constitucional e, em 1994, assumiu o primeiro lugar da lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu após a recusa de Vítor Constâncio. Com a vitória socialista nas eleições legislativas de 1995, assumiu a pastas da Presidência e da Defesa.

 
Apoios: