1946 PDF Imprimir e-mail

10 de Janeiro
Abertura da primeira sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

5 de Março
Discurso de Winston Churchill em Fulton (USA): “de Stettin, no Báltico, a Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro se abateu sobre o continente”.  

3 de Abril
Tem início em Londres a Conferência Internacional dos Cereais, na qual a URSS se recusou a participar.

Na conferência sobre o abastecimento de cereais na Europa, o ministro da Economia, Supico Pinto, diz que o Governo português tomará medidas enérgicas para utilizar da melhor forma os stocks de trigo existentes. Manifesta o seu receio quanto às restrições alimentares já postas em execução em Portugal e a sua dependência da importação de cereais até à próxima colheita.  

3 de Abril
É lançada a campanha “Produzir e Poupar”, através da nota do Presidente do Conselho, Oliveira Salazar, publicada nos jornais.  

3 de Agosto
O Governo português apresenta por telegrama, em Nova Iorque, o pedido de adesão do País à Organização das Nações Unidas (ONU).  

31 de Agosto
A União Soviética veta a entrada de Portugal na ONU.  

4 de Setembro
Oliveira Salazar difunde a nota oficiosa “Portugal e as Nações Unidas (ONU)”, publicada nos jornais de 4 de Setembro de 1946, referindo, entre outros aspectos, ter sido a pedido da Inglaterra e dos EUA que havia sido solicitada a admissão de Portugal.  

10 de Outubro
Revolta da Mealhada. Tentativa de insurreição militar contra o regime.   

 
Apoios: