1951 PDF Imprimir e-mail

5 de Janeiro
Assinatura do Acordo de Auxílio Mútuo para a Defesa entre Portugal e os Estados Unidos.

11 de Janeiro
Ralph Strauss, director da secção de promoção de exportações da ECA em Paris, visita Portugal para avaliar as possibilidades de maiores exportações portuguesas para a América do Norte.  

21 de Janeiro
Inauguração da barragem de Castelo do Bode, simbolizando o arranque da produção hidroeléctrica nacional.  

18 de Abril
Constituição da CECA, pelo Tratado de Paris. Assinatura, em Paris, do tratado que institui a CECA, entre os seis países França, Alemanha, Itália e paises do Benelux; o Luxemburgo torna-se sede da Alta Autoridade. O Tratado entrou em vigor em 23 de Julho de 1952, tendo sido celebrado por um período de 50 anos.

Morre o Presidente da República Óscar Fragoso Carmona.  

20 de Junho
Portugal não é contemplado nas estimativas de distribuição das verbas Marshall para o quarto e último exercício Marshall.  

30 de Junho
É publicada a notícia relativa à atribuição de 43 mil contos para o estudo dos recursos da bacia hidrográfica do Douro e o reconhecimento geológico-mineiro de Angola e Moçambique no âmbito do programa de assistência técnica do Plano Marshall.  

Julho
“The ARMCO International Corporation” apresenta um “Relatório acerca da fábrica e do fabrico de folha de Flandres, para a Companhia Portuguesa de Siderurgia” destinado a apoiar a candidatura que a Companhia Portuguesa de Siderurgia, tendo-lhe sido recusado o apoio financeiro do Estado, decidira apresentar ao financiamento Marshall.  

4 de Julho
James Minotto, chefe da Missão Especial da ECA em Portugal, anuncia a concessão de um empréstimo de 663 000 dólares para auxiliar a construção dum matadouro moderno e frigorífico para as carnes de Angola. O empréstimo representa cerca de um quarto do custo total da obra.  

22 de Julho
Craveiro Lopes é eleito Presidente da República.  

6 de Setembro
O ministro dos Negocios Estrangeiros, Paulo Cunha, e o embaixador dos Estados Unidos assinam um novo acordo que concede facilidades ao Governo norte-americano para as suas forças militares nos Açores.  

10 de Outubro
Aprovação pelo Presidente dos EUA da Lei de Segurança Mútua. Fim do Plano Marshall. A ECA é substituída pela Mutual Security Agency (MSA) / Agência de Segurança Mútua.

 
Apoios: