1956 PDF Imprimir e-mail

19 de Janeiro
Oliveira Salazar refere-se ao movimento de integração europeia no discurso proferido na sede da União Nacional.

26 de Fevereiro
Marcelo Caetano, ministro da Presidência, parte para Paris, para representar Portugal na reunião do Conselho de Ministros da OECE.  

27 de Fevereiro
Portugal participa em Washington, nas conversações para estabelecer uma Agência Atómica Internacional.  

3 de Maio
O embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal, James C. H. Bonbright, entrega à Junta de Energia Nuclear uma biblioteca especializada, preparada e escolhida pela Comissão de Energia Atómica Americana, de acordo com o plano «Átomos para a Paz» proposto pelo presidente Eisenhower.  

29 de Maio
29 e 30. Conferência de Veneza. Adopção do relatório Spaak.  

26 de Junho.
Conferência de Bruxelas. Início das negociações dos tratados do Mercado Comum e do Euratom na sequência da aprovação do relatório Spaak na conferência de Veneza.  

17 de Julho
17 a 19 de Julho. A Grã-Bretanha apresenta uma proposta na OECE para a criação de uma Zona de Comércio Livre. O Conselho da OECE decide criar um grupo de trabalho para estudar a viabilidade da proposta britânica (Grupo de Trabalho N.º 17).

Primeira sessão da OECE em Paris na qual Marcelo Caetano assume a presidência da representação portuguesa.  

26 de Julho
O presidente Nasser declara a nacionalização da companhia do Suez.

20 de Setembro
Tem inicio em Nova Iorque a Conferência Internacional de Energia Atómica, que conta com a presença de 87 países, entre os quais Portugal.

3 de Outubro
O Reino Unido, que recusou participar nas negociações Spaak, propõe a criação de uma zona de comérico livre.  

26 de Novembro
Macmillan apresenta o plano britânico duma zona de trocas livres. Portugal apresenta a sua primeira declaração no Grupo de Trabalho nº 17 na qual afirma ser um país em vias de desenvolvimento.

4 de Dezembro
Reunião do Conselho de Ministros para o Comércio Externo. É apreciada a posição portuguesa perante os trabalhos em curso na OECE para a formação de uma zona europeia de comércio livre; é definida a constituição da Comissão Interministerial a que Correia de Oliveira fica a presidir.

15 de Dezembro
O deputado Carlos Mantero refere-se ao Mercado Único a propósito da discussão da Lei de Meios na Assembleia Nacional.  

 
Apoios: