1957 PDF Imprimir e-mail

22 de Janeiro
O relatório final do Grupo de Trabalho nº 17 defende a viabilidade da criação de uma zona de comércio livre.

O embaixador britânico em Lisboa entrega no MNE um memorando do seu Governo esclarecendo os termos das negociações relativas à constituição da zona de comércio livre.

Relatório da Comissão Encarregada do Estudo dos Problemas relativos à Criação e Funcionamento da Zona de Comércio Livre (no âmbito da OECE).

12 de Fevereiro
12 e 13 de Fevereiro. Os membros da OECE iniciam negociações relativas à criação de uma zona europeia de comércio livre e constituem uma comissão de ministros sob a presidência do ministro do Comércio britânico, Reginald Maudling.  

16 de Fevereiro
16 a 20. A Rainha Isabel II visita oficialmente Portugal. Paulo Cunha e Selwyn Lloyd conversam sobre as negociações da Zona de Livre Câmbio.  

7 de Março
A Radiotelevisão Portuguesa inicia as emissões regulares de televisão em Portugal.

25 de Março
TRATADOS DE ROMA. Assinatura, em Roma, dos tratados que instituem a CEE e a EURATOM, pelos representantes da França, Alemanha, Itália e Estados do Benelux. 

7 de Maio
Paulo Cunha consulta o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Christian Pineau, sobre uma eventual associação de Portugal ao Mercado Comum.  

17 de Outubro
16 e 17 de Outubro. O Conselho da OECE declara a sua determinação em estabelecer uma zona de comércio livre abrangendo todos os membros, para entrar em vigor em paralelo com a CEE. É decidido constituir um comité intergovernamental representado por todos os membros da OECE para prosseguir as negociações: Comité Maudling.  

14 de Novembro
14 a 16 de Novembro. Primeira reunião do Comité Maudling.

Discussão da alínea sobre derrogações especiais para a redução de tarifas relativas a Portugal. É constituído um grupo de peritos para analisar o caso português e suas reivindicações: o Grupo Melander.

12 de Dezembro
O deputado Mário de Oliveira refere-se ao Tratado de Roma e à integração económica europeia na Assembleia Nacional: Portugal, não podendo esquecer a sua condição europeia, não pode também deixar de reconhecer que os seus interesses vivem para além do domínio continental.

20 de Dezembro
No final do Conselho da OECE realizado em Paris é anunciada a criação de uma «Agência Europeia para a Energia Nuclear».
O acordo é assinado por 16 países.
Por outro lado, 12 países membros da OECE constituem a primeira empresa industrial comum, a «Eurochimic», que se encarregará da exploração de uma fábrica de produção de plutónio, a funcionar na Bélgica.

 
Apoios: