1960 PDF Imprimir e-mail

4 de Janeiro
Assinatura da Convenção que institui a EFTA, pelos sete governos dos países membros.

Portugal beneficia de um regime aduaneiro particular que fica consignado no Anexo G ao Tratado.

12 de Janeiro
12 e 13 de Janeiro. Conferência económica especial de Paris reúne representantes dos Governos de 13 países - Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Bélgica, Dinamarca, Alemanha Federal, Grécia, Itália, Holanda, Suécia e Suiça. Adopta resoluções que ampliam a criação dum grupo de auxílio ao desenvolvimento e dum Comité de questões comerciais encarregados de fazer um relatório sobre a reorganização da OECE.

10 de Fevereiro
Conferência de imprensa do ministro da Economia. Ferreira Dias declara considerar a assinatura do Acordo de Estocolmo o facto dominante da economia portuguesa no ano de 1959.

13 de Abril
Conclusão do Parecer da Câmara Corporativa sobre a Convenção da EFTA, sendo seu relator Francisco Pereira de Moura .

22 de Abril
Debate da proposta de lei relativa à Convenção Europeia de Comércio Livre na Assembleia Nacional .

16 de Maio
16 de Maio a 4 de Junho. 16ª sessão, em Genebra, do GATT.

Portugal e Espanha anunciam formalmente o propósito de aderir ao GATT em comunicação apresentada na sessão plenária de 28 de Maio.

19 de Maio
19 e 20 de Maio. Primeira reunião do Conselho da EFTA, à escala ministerial, em Lisboa. Os trabalhos decorreram no Palácio Foz, tendo como principais pontos em agenda o aprofundamento da cooperação económica entre os países membros e as relações comerciais com os membros do Mercado Comum.
Oliveira Salazar oferece um almoço aos participantes da reunião da EFTA e discursa.

7 de Novembro
7 a 9 de Novembro. Londres. Conferência Política e Económica dos Sete membros da EFTA, promovida pelo Conselho Britânico do Movimento Europeu, durante a qual foi criado o Comité Permanente dos Sete.

A participação portuguesa na Conferência da EFTA, chefiada por Correia de Oliveira , incluiu uma delegação da Associação Comercial de Lisboa, chefiada pelo seu presidente, Bernardo Mendes de Almeida, Conde de Caria.

9 de Novembro
John Kennedy vence as eleições presidênciais nos EUA.

24 de Novembro
O Conselho da Europa discute a fusão dos três executivos da Comunidade europeia: CECA, CEE, EURATOM.

Constituição do Grupo Económico Privado da EFTA, por representantes da indústria e comércio e chefiado pelo presidente da Associação Comercial Portuguesa – Câmara de Comércio.

13 de Dezembro
13 e 14 de Dezembro. Reunião, em Paris, dos países da OECE que culmina com a assinatura da convenção que criou a Organização Económica de Cooperação e Desenvolvimento (OCDE). O texto é subscrito pelos representantes dos 18 estados membros e dos dois países associados (Estados Unidos e Canadá).

15 de Dezembro
A Assembleia Geral das Nações Unidas aprova, por larga maioria, três resoluções condenando a política colonial portuguesa.

 
Apoios: