1977 PDF Imprimir e-mail

6 de Janeiro.
Roy Jenkins (Partido Trabalhista do Reino Unido, Reino Unido) assume o cargo de Presidente da Comissão Europeia, lugar que ocupou até 5 de Janeiro de 1981.

1 de Fevereiro.
Intervenção parlamentar do deputado Carlos Carvalhas (PCP) sobre a situação económica europeia e sobre a integração de Portugal na Europa.  

8 de Fevereiro.
Os Negócios Estrangeiros dos «Nove», analisam o pedido de adesão de Portugal à CEE.  

9 de Fevereiro.
Telegrama da Missão de Portugal junto da CEE, comunicando que o Conselho das Comunidades Europeias e os Representantes Permanentes acordaram numa plataforma comum para conversas com o Primeiro Ministro português.

14 de Fevereiro.
Mário Soares inicia um conjunto de visitas às capitais europeias com vista à integração na CEE.

28 de Fevereiro.
É divulgado o primeiro pacote de medidas de austeridade económica.

7 de Março.
Mário Soares dá inicio à segunda ronda pelas capitais da CEE (Paris, Bona, Haia, Luxemburgo e Bruxelas), passando também por Estrasburgo, sede do Conselho da Europa.

10 de Março.
Comunicado de imprensa do BEI sobre a visita do Primeiro Ministro Mário Soares , àquela instituição.

11 de Março.
Discurso do Primeiro Ministro, Mário Soares , em Bruxelas, durante a visita à Comissão Europeia.

18 de Março.
Telegrama com informação para a Missão de Portugal junto da CEE com balanço final das visitas de Mário Soares às capitais europeias.

19 de Março.
Comunicação, na Assembleia da República, do Primeiro Ministro, Mário Soares , sobre a projectada adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia e sobre os resultados das suas recentes viagens aos países membros da Comunidade; intervenção do ministro dos Negócios Estrangeiros, Medeiros Ferreira , sobre o mesmo assunto.  


25 de Março.
25 e 26 de Março. Conselho Europeu de Roma.

28 de Março.
Pedido formal de adesão de Portugal às Comunidades Europeias (CECA, CEE e CEEA). Carta dirigida pelo Primeiro Ministro, Mário Soares , ao Presidente do Conselho das Comunidades Europeias.

5 de Abril.
É aceite o pedido de adesão de Portugal ao Mercado Comum. Carta do Presidente do Conselho das CE, David Owen, para o Primeiro Ministro, Mário Soares .

28 de Abril.
Mário Soares , primeiro-ministro, discursa perante a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa para afirmar que o caminho de “regresso à Europa” estava definido pelo Governo Português, sendo um “marco fundamental”, segundo a sua perspectiva, a entrada para este organismo a ocorrer em Setembro de 1977.

3 de Agosto.
É criada, na Presidência do Conselho de Ministros, a Comissão para a Integração Europeia e, no quadro desta, o Secretariado para a Integração Europeia e Gabinetes para a Integração Europeia.  

29 de Junho.
29 e 30 de Junho. Conselho Europeu de Londres.
O problema do desemprego, as relações este-oeste, o Médio Oriente e os acontecimentos em África foram os temas principais do Conselho Europeu de Londres.

28 de Julho.
A Espanha apresenta formalmente o pedido de adesão à Comunidade Económica Europeia.  

12 de Outubro.
Remodelação governamental: Mário Soares ocupa a pasta dos Negócios Estrangeiros, substituindo José Medeiros Ferreira.  

5 de Dezembro.
5 e 6 de Dezembro. Conselho Europeu de Bruxelas.
Principais pontos da agenda: a contribuição britânica para o orçamento da Comunidade em 1978; o aumento dos recursos do fundo regional; e o lançamento de um empréstimo comunitário destinado a financiar as indústrias europeias em crise.

 
Apoios: