1978 PDF Imprimir e-mail

30 de Janeiro.
Toma posse o II Governo Constitucional, de aliança PS-CDS, chefiado por Mário Soares . Vítor Constâncio é nomeado ministro das Finanças e do Plano e Vítor Sá Machado ministro dos Negócios Estrangeiros.

3 de Fevereiro.
A CEE e a China rubricam, em Bruxelas, um acordo comercial preferencial, com a duração de cinco anos. Trata-se do primeiro acordo deste género concluído entre a Comunidade Europeia e um grande país socialista.

7 de Abril.
7 e 8 de Abril Conselho Europeu de Copenhaga. Discussão da adesão portuguesa ao Mercado Comum.  

19 de Abril.
Comunicação da Comissão Europeia sobre o Alargamento da Comunidade (“Fresco do Alargamento”).  

6 de Maio.
O Governo português celebra um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

19 de Maio.
Parecer da Comissão Europeia sobre o pedido de adesão de Portugal. O documento sublinha a necessidade de abrirem o mais rapidamente possível, as negociações, devendo a Comunidade declarar-se disposta a apoiar os esforços de reestruturação da economia portuguesa.  

30 de Maio.
Fim da primeira ronda negocial entre a Comunidade Económica Europeia e o Comecon.  

6 de Junho.
Parecer favorável do Conselho das Comunidades Europeias ao pedido de adesão português. Portugal inicia negociações com o Conselho de Ministros da Comunidade Europeia com vista à sua adesão à CEE.

6 de Julho.
6 e 7 de Julho. Conselho Europeu de Bremen.
Aprovação das linhas gerais de um novo sistema monetário Europeu (SME).

24 de Julho.
Os ministros das Finanças dos “Nove” discutem a criação de uma moeda única comunitária, o “ECU”.  

28 de Agosto.
Toma posse o III Governo Constitucional, chefiado por Alfredo Nobre da Costa . Silva Lopes é nomeado ministro das Finanças e do Plano e Corrêa Gago , ministro dos Negócios Estrangeiros.

12 de Setembro.
Apresentação do programa do III Governo Constitucional na Assembleia da República.

17 de Outubro.
Sessão ministerial de abertura das negociações para a adesão de Portugal às CE. Declarações do Ministro dos Negócios Estrangeiros, do Presidente em exercício do Conselho das Comunidades Europeias e do Presidente da Comissão das Comunidades Europeias.

13 de Novembro.
Visita oficial do Presidente Português, António Ramalho Eanes , ao Parlamento Europeu.

21 de Novembro.
Toma posse o IV Governo Constitucional, chefiado por Carlos Alberto Mota Pinto . Manuel Jacinto Nunes ocupa a pasta das Finanças e do Plano e é Vice-Primeiro Ministro para os Assuntos Económicos e Integração Europeia e Freitas Cruz é nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros.  

4 de Dezembro.
4 e 5 de Dezembro. Conselho Europeu de Bruxelas.
Discussão da criação de uma zona de estabilidade monetária comunitária que ligue as unidades monetárias dos países do Mercado Comum. É decidida a instauração a partir de 1 de Janeiro de 1979 do Sistema Monetário Europeu (SME), baseado na Unidade Monetária Europeia (ECU).  

 
Apoios: