1983 PDF Imprimir e-mail

18 de Janeiro
Reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da CEE. Discussão das alterações a introduzir na PAC.

25 de Janeiro
Os Dez acordam uma política de pescas comum.  

3 de Março
A CEE disponibiliza uma ajuda financeira de 440 mil contos, não reembolsável ,para dez escolas secundárias no Norte do País.

14 de Março
As negociações para a adesão de Portugal à CEE chegam a um impasse: não existe acordo sobre o controlo dos investimentos estrangeiros em Portugal nem sobre a aplicação do nível zero ao IVA.  

21 de Março
21 e 22 de Março. Conselho Europeu de Bruxelas A cimeira adia a definição de condições de adesão para Portugal e Espanha.

25 de Abril
Eleições para a Assembleia da República. O PS conquista a maioria simples.

4 de Junho
Mário Soares e Mota Pinto assinam um acordo político, parlamentar e de Governo, entre PS e PSD. Surge o chamado «Bloco Central». 

8 de Junho
A Comissão Europeia decide por unamidade propor um período transitório de dez anos para o sector agrícola, dividido em duas etapas, quer para Portugal, quer para Espanha.  

9 de Junho
Toma posse o IX Governo Constitucional, chefiado por Mário Soares e tendo como Vice-Primeiro Ministro Carlos Mota Pinto. Jaime Gama é nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros e Ernâni Lopes das Finanças e do Plano. Luís Gaspar Simões será o novo Secretário de Estado da Cooperação.

Programa do IX Governo Constitucional apresentado em 20 de Junho. O Primeiro Ministro Mário Soares, anuncia que em matéria de política externa a aceleração da fase final das negociações com o Mercado Comum constitui um objectivo prioritário.  

17 de Junho
17 a 19 de Junho.
Conselho Europeu de Estugarda. É adoptada uma “declaração solene sobre a União Europeia”.  

20 de Junho
Apresentação parlamentar do programa do IX Governo Constitucional. O Primeiro Ministro Mário Soares , anuncia que em matéria de política externa a aceleração da fase final das negociações com o Mercado Comum constitui um objectivo prioritário.

21 de Junho
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama , reúne em Bona com o seu homólogo espanhol, Fernando Moran, e alguns dos ministros congéneres dos “Dez”, a propósito da definição da data de adesão de Portugal e Espanha.

12 de Julho
António Martha
toma posse do cargo de presidente da Comissão para a Integração Europeia numa cerimónia presidida pelo ministro das Finanças Ernâni Lopes.

9 de Agosto
Portugal, por intermédio do ministro das Finanças e do Plano, Ernâni Lopes, e do governador do Banco de Portugal, Manuel Jacinto Nunes , formaliza o pedido de um empréstimo internacional ao FMI de 680 a 730 milhões de dólares (de 84 a 93 milhões de contos).

17 de Novembro
Informação do Ministério dos Negócios Estrangeiros de ponto de situação das negociações com a CEE.

24 de Novembro
Telegrama da Missão de Portugal junto da CEE recebido no Ministério dos Negócios Estrangeiros, referindo extractos dos discursos do ministro dos Negócios Estrangeiros belga, Leo Tindemans, e do Presidente da Comissão das Comunidades Europeias, Gaston Thorn, na conferência «Europa Como sair da crise?».  

4 de Dezembro
4, 5 e 6 de Dezembro.
Conselho Europeu de Atenas.

 
Apoios: