1987 PDF Imprimir e-mail

16 de Janeiro
Visita de Delors a Portugal, inserida num périplo pelas capitatis dos doze estados membros. Acompanhando a visita de Delors, está em Portugal uma missão técnica da CEE liderada por Jerome Vignon encarregue de elaborar um relatório para a Comissão Europeia acerca das necessidades de reestruturação e modernização da indústria portuguesa, ao abrigo do PEDIP.

4 de Março
Os Ministros da Agricultura da CEE, reunidos em Bruxelas, chegam a acordo acerca da redução dos stocks de lacticínios e da reforma da produção de leite na Comunidade.

Publicação do decreto-lei que estabelece a «regionalização» do Programa Específico para o Desenvolvimento da Agricultura Portuguesa (PEDAP) e atribui a gestão das suas verbas ao IFADAP.

5 de Março
Tem início a visita de dois dias de Claude Cheysson, Vice-Presidente da Comissão Europeia para os assuntos mediterrânicos, a Portugal.

19 de Março
Portugal e a República Popular da China assinam em Pequim o acordo de transferência de soberania de Macau para a China.
Início das celebrações dos 30 anos do Tratado de Roma, assinalados em Portugal, até ao dia 25 de Março (data efectiva de assinatura do Tratado), por um conjunto de mesas redondas subordinadas à construção europeia, com a participação de Cardoso e Cunha (Comissário Europeu), Rui Amaral (Vice-Presidente do PE) e João Vale de Almeida, director interino do bureau da Comunidade em Lisboa.

21 de Março
Ano Europeu do Ambiente, celebrado em todos os países da comunidade, por deliberação do Conselho Europeu.

1 de Abril
É lançada a campanha da bandeira azul para as praias martítimas.

1 de Abril
Início em Lisboa do Congresso dos Partidos Liberais Europeus, Democráticos e Reformistas, no Fórum Lisboa, tendo como tema «A comunidade a Doze: solidariedade e coesão».

3 de Abril
Aprovação de uma moção de censura, da iniciativa do PRD, na Assembleia da República, levando ao derrube do X Governo Constitucional.

6 de Abril
Chegada a Lisboa de François Mitterrand, presidente francês; primeira visita de um chefe de Estado a Portugal desde a sua adesão à CEE.

7 de Abril
Publicação da Lei de Bases do Ambiente.

14 de Abril
Turquia apresenta formalmente o pedido de adesão à CEE.

28 de Abril
Dissolução do Parlamento. As eleições são marcadas para 19 de Julho.

4 de Maio
Início em Cascais do XV Congresso da União dos Partidos Socialistas da Comunidade Europeia, com a participação de Jacques Delors, Bettino Craxi, Lionel Jospin e Felipe González em representação dos respectivos partidos.  

27 de Maio
Referendo irlandês aprova Acto Único Europeu.

Junho
Lançamento do Programa Erasmus (European Community Action Scheme for Mobility of University Students), abarcando um núcleo de onze países, entre os quais Portugal.  

12 de Junho
Mário Soares , Presidente da República, inaugura, na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, a Campanha Europeia para o mundo rural.

29 de Junho
29 e 30 de Junho. Conselho Europeu de Bruxelas. Cimeira dedicada ao debate do «Plano Delors» da reforma da CEE ao nível da Política Agrícola Comum e das contribuições para o orçamento comunitário.

1 de Julho
Entrada em vigor do Acto Único Europeu.  

19 de Julho
Eleições legislativas. O PSD obtém maioria absoluta.  

20 de Julho
Marrocos apresenta a sua candidatura oficial à entrada na CEE.O pedido marroquino é recusado com o argumento de que Marrocos (ao contrário da Turquia) não pertencia ao Conselho da Europa, integrado por 21 países.  

17 de Agosto
Toma posse o XI Governo Constitucional, chefiado por Aníbal Cavaco Silva . João de Deus Pinheiro é nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros. Vítor Costa Martins assume o cargo de Secretário de Estado da Integração Europeia.

14 de Setembro
Aprovada em Bruxelas a implementação em Portugal do Programa Comunitário «Valoren», para a racionalização do consumo energético.  

15 de Setembro
V Conferência dos Ministros da Cultura Europeus, realizada no Palácio Nacional de Sintra.  

16 de Outubro
Início da visita de cinco dias de Cavaco Silva a Itália, durante a qual reuniu com o Presidente Cossiga e com o Presidente do Conselho Giovanni Goria, para além de uma audiência especial com o Papa João Paulo II. Na agenda das duas primeiras reuniões estiveram o Plano Delors de reforma financeira da Comunidade, apoiado por ambos os países, a reforma da PAC e o reforço dos fundos estruturais, bem como o crescente défice comercial português com a Itália. Na audiência com João Paulo II Cavaco Silva abordou sobretudo a situação de Timor-Leste e o direito do seu povo à auto-determinação.  

19 de Outubro
Crise nos mercados bolsistas em todo o mundo.  

10 de Novembro
Assinatura em Basileia, pelo Banco de Portugal, do acordo de participação no Fundo Europeu de Cooperação Monetária (FECOM), dando início ao processo de adesão de Portugal ao Sistema Monetário Europeu, cuja concretização total fica programada para 1 de Janeiro.

11 de Novembro
Portugal adere à União Europeia Ocidental.

4 de Dezembro
4 e 5 de Dezembro. Conselho Europeu de Copenhaga.

 
Apoios: