1989 PDF Imprimir e-mail

6 de Janeiro
António Cardoso e Cunha é nomeado membro da Comissão Europeia (Personnel, Administration and Translation, Energy and the Euratom Supply Agency, Small Business, Distributive Trades and Tourism and Cooperatives).

6 de Janeiro
Tomada de posse, em Bruxelas, da nova Comissão Europeia, liderada por Jacques Delors, a cumprir o seu segundo mandato à frente do Executivo comunitário.

10 de Janeiro
O Fundo Europeu de Desenvolvimento Económico Regional (FEDER) concede a Portugal 6 milhões de contos para projectos de infra-estruturas.

15 de Janeiro
VII Congresso do PS. Jorge Sampaio é eleito secretário-geral.

17 de Janeiro
Conferência de Segurança e Cooperação na Europa, realizada em Viena com a participação de delegações de mais de 30 países.  

13 de Abril
A propósito da revisão constitucional os deputados António Vitorino (PS) e José Magalhães (PCP) tecem algumas considerações sobre a integração europeia.

1 de Junho
A Assembleia da República aprova a segunda revisão da Constituição de 1976, com uma maioria de dois terços.
 

3 de Junho
O governo chinês ordena a intervenção do exército na praça de Tienamen, Pequim, gerando inúmeros confrontos, provocando de milhares de mortos e de feridos. Foram presos mais de mil manifestantes dos quais mais de vinte foram executados.  

18 de Junho
São eleitos 24 deputados ao Parlamento Europeu

19 de Junho
É aprovado, em Conselho de Ministros das Finanças das Comunidades Europeias, a integração do escudo no ECU.  

26 de Junho
26 e 27 de Junho. Conselho Europeu de Madrid. Em debate a criação da União Económica e Monetária europeia, a aprovação da Carta Social Europeia e as relações externas da Comunidade.  

26 de Junho
Inauguração do I Festival de Folclore da Europa Comunitária, Porto.  

18 de Julho
José Luís da Cruz Vilaça é nomeado, pelo Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade, Presidente do recém-criado Tribunal Europeu de Primeira Instância, com sede no Luxemburgo.
 

21 de Setembro
Entrada oficial do escudo para a unidade de conta ECU.  

10 de Novembro
Derrube do Muro de Berlim.

18 de Novembro
Início da Cimeira de dois dias de líderes da CEE, promovida pelo Primeiro-Ministro francês François Mitterrand, para debater posições comunitárias conjuntas acerca dos acontecimentos em curso na Europa de Leste, fortemente acelerados com a abertura das fronteiras entre a RDA e a RFA.

2 de Dezembro
Início em Malta da Cimeira EUA-URSS, reunindo George Bush e Mikhail Gorbachev.

8 de Dezembro
8 e 9 de Dezembro.
Conselho Europeu de Estrasburgo. São aprovados os objectivos da União Económica e Monetária contidos no Relatório Delors e a convocação de uma Conferência Intergovernamental, até ao final de 1990, para a necessária revisão do Tratado de Roma de 1957 e do Acto Único de 1986.
Criação do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento.
Aprovação da Carta Social Europeia.

 
Apoios: