1991 PDF Imprimir e-mail

13 de Janeiro
Mário Soares é reeleito Presidente da República.

16 de Janeiro
A aviação norte-americana bombardeia o Iraque dando início à operação militar “Tempestade do Deserto”.

15 de Abril
Inauguração oficial do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD). Esta instituição financeira, com sede em Londres, tem como objectivo a abertura de créditos para o financiamento da reconstrução dos países da Europa Central e de Leste. A instituição tem como primeiro presidente Jacques Attalli e Silva Lopes é o primeiro administrador português do BERD.

11 de Junho
Boris Ieltsin é eleito presidente da Federação Russa.

17 de Junho
Os 19 países da CEE e da EFTA chegam, a um “acordo político” para a criação de um espaço económico europeu (EEE) a partir de 1993.

24 de Junho
A assinatura em Bona, por Portugal e pela Espanha, dos acordos de Shengen eleva para oito o número de Estados-membros da CEE que aderiram a este clausulado.  

28 de Junho
28 e 29 de Junho. Conselho Europeu de Luxemburgo. Os chefes de Estado de Governo da CEE revelam-se incapazes de definir o nível das suas ambiações em matéria de União Política, Económica e Monetária, preferido adiar o acordo final sobre a matéria para o próximo encontro de Dezembro, na Holanda. Duarnte a cimeira de dois dias que terminou no Luxemburgo, a tentativa dos Doze em evitar todas as possibilidades de confronto em torno da sua futura política externa comum, reforço dos poderes do Parlamento Europeu, coesão económica e social e política social, saiu coroada de êxito. 

14 de Julho
Os ministros da agricultura dos Doze, reunidos em Bruxelas, rejeitam em bloco o projecto reforma da Política Agrícola Comum (PAC) apresentado pela Comissão Europeia.

31 de Julho
Assinatura em Moscovo o tratado START que revê a redução, por parte dos EUA e da URSS, do armamento estratégico.  

1 de Agosto
A CEE concede 12,8 milhões de contos a Portugal para serem investidos na ciência.

2 de Agosto
Criação das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto.

24 de Setembro
O ministro português da Agricultura mostra-se desiludido com as propostas de reforma da Política Agrícola Comum que, em sua opinião, vão congelar o nível de subdesenvolvimento da agricultura portuguesa.  

26 de Setembro
A presidência holandesa da CEE retira a sua proposta de tratado de União Política depois de uma maioria de países ter apresentado os seus protestos.  

31 de Outubro
Toma posse o XII Governo Constitucional, chefiado por Aníbal Cavaco Silva. Braga de Macedo é nomeado para as Finanças, João de Deus Pinheiro para os Negócios Estrangeiros, Joaquim Ferreira do Amaral para as Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

3 de Dezembro
Cavaco Silva lança a primeira pedra para a construção da fábrica da Ford- Volkswagen em Palmela, representando um investimento de 450 milhões de contos.  

9 de Dezembro
9 e 10 de Dezembro. Conselho Europeu de Maastricht. Os Governos dos 12 países da CE concluem um novo tratado comunitário, que prevê a realização da união económica e monetária e o aprofundamento da união politica da Comunidade. A partir da entrada em vigor do Tratado a CE passará a denominar-se União Europeia.  

18 de Dezembro
Cavaco Silva apresenta em Lisboa o programa político da presidência portuguesa da CEE que deseja que seja “séria e sóbria”. Em Bruxelas, o ministro português dos Negócios Estrangeiros faz a apresentação dos tópicos internacionais do programa perante jornalistas estrangeiros.

20 de Dezembro
Assinatura em Alma Ata do tratado que institui a Comunidade de Estados Independentes (CEI) que reúne a Rússia, Bielorrússia, Arménia, Arzebeijão, Cazaquistão, Turquemenistão, Moldova, Uzbequistão, Ucrânia, Quirquízia e Tadjiquistão.

24 de Dezembro
Gorbatchov demite-se da presidência da URSS.

 
Apoios: