1994 PDF Imprimir e-mail

1 de Janeiro
Entrada em vigor do Espaço Económico Europeu. Inicia-se a segunda etapa da União Económica Europeia e estabelece-se o Instituto Monetário Europeu (IME).

Janeiro-Dezembro
A cidade de Lisboa é Capital Europeia da Cultura

9 de Março
Tomada de posse, em Bruxelas, do Comité das Regiões, órgão onde tomam assento representantes das regiões dos doze Estados-membros.

30 de Março
O escudo é alvo de um forte ataque especulativo obrigando o Banco de Portugal a intervir em defesa da moeda.  

8 de Maio
Arranque do Congresso Portugal que futuro marcado por um discurso duro do Presidente da República, Mário Soares , no qual faz uma análise muito crítica à situação do país.

12 de Junho
Eleições para o Parlamento Europeu: o PS é o partido mais votado.  

24 de Junho
24 e 25 de Junho. Conselho Europeu de Corfú. Aprovação do Livro Branco, da autoria de Jacques Delors, para combate ao desemprego.

10 de Outubro
Início da cimeira da NATO em Bruxelas onde é aprovado o plano “Parceria para a Paz”, iniciativa norte-americana que propõe relações de cooperação com países do Leste e promete a adesão destes sem que seja indicada uma data limite.  

11 de Outubro
Início dos Estados Gerais, iniciativa organizada pelo PS que reuniu militantes do partido e independentes e que visa a reflexão em torno de novas políticas para Portugal.  

31 de Outubro
Luxemburgo. Primeira discussão significativa sobre o futuro alargamento da União Europeia (UE) a alguns países da Europa do Leste.

10 de Novembro
José Cutileiro é eleito, por unanimidade, novo secretário-geral da União Europeia Ocidental.

28 de Novembro
Os noruegueses rejeitam, através de referendo, a entrada do seu pais na União Europeia.

5 de Dezembro
Os ministros das Finanças dos Doze decidem manter a banda de flutuação do Mecanismo de Taxas de Câmbio nos 15 % e reafirmam a intenção de concretizar a entrada em vigor da moeda única a 1 de Janeiro de 1997.

5 de Dezembro
Cimeira da Conferência de Segurança e Cooperação Europeia (CSCE) reúne, em Budapeste, representantes de 53 estados. A CSCE passa a designar-se Organização de Segurança e Cooperação Europeia (OSCE).

9 de Dezembro
9 e 10 de Dezembro. Conselho Europeu de Essen (Alemanha). Os líderes de seis países do Leste candidatos à adesão à UE (Polónia, República Checa, República Eslovaca, Hungria, Roménia e Bulgária ) são recebidos na Cimeira de Essen onde ouviram dos líderes dos Doze promessas de adesão futura e uma proposta de caminho a percorrer para que esse caminho se concretize.

 
Apoios: