1997 PDF Imprimir e-mail

O Conselho Europeu adopta um regulamento relativo à criação de um Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia.
A Comissão apresenta a Agenda 2000 “Para uma Europa mais forte e maior”, com as suas conclusões sobre os pedidos de adesão dos países da Europa Central.

21 de Março
Mário Soares é eleito presidente do Movimento Europeu sucedendo a Valery Giscard d’Estaing.

23 de Abril
Recondução de José Cutileiro à frente dos destinos da UEO.

1 de Maio
O partido Trabalhista, liderado por Tony Blair, ganha as eleições britânicas com maioria absoluta depois de 18 anos na oposição.

21 de Maio
Discussão sobre a adesão de Portugal à Comunidade Europeia e o seu significado em termos de organização económica e social no âmbito do debate parlamentar sobre a Constituição.

23 de Maio
Cimeira de chefes de Estado e de Governo em Noordwijk, Holanda, onde se discutiu a reforma das instituições necessária à concretização da revisão do Tratado de Maastricht.

1 de Junho
Os socialistas franceses obtêm maioria absoluta na segunda volta das nas eleições legislativas francesas. Lionel Jospin lidera o partido Socialista francês

8 de Junho
Cimeira da NATO em Madrid. Os líderes dos Estados-membros da Aliança Atlântica dão o seu acordo ao início das negociações que conduzirão à adesão da Polónia, Hungria e República Checa que foram formalmente convidados para o efeito.

16 de Junho
16 e 17 de Junho. Conselho Europeu de Amesterdão. A França e a Alemanha ultrapassam o diferendo em torno da moeda única com o primeiro a aceitar grande parte das exigências alemãs relacionadas com a disciplina monetária dos membros do euro. Os líderes europeus aprovam o pacto de estabilidade destinado a controlar as contas de cada país. Acordo sobre a revisão do Tratado de Maastricht sem que fosse discutida a reforma das instituições.

2 de Outubro
Assinatura do Tratado de Amesterdão pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos Quinze.

20 de Novembro
20 e 21 de Novembro. Conselho Europeu Extraordinário de Luxemburgo Cimeira dedicada ás questões de desemprego.

12 de Dezembro
12 e 13 de Dezembro. Conselho Europeu de Luxemburgo.
É decidida a abertura das negociações com vista ao alargamento aos países do Leste (Polónia, Hungria, República Checa, Eslovénia e Estónia) e Chipre que terão o seu início em Maio de 1998.  

 
Apoios: