2001 PDF Imprimir e-mail

13 de Janeiro
Janeiro-Dezembro . A cidade do Porto é Capital Europeia da Cultura em parceria com Roterdão (Holanda).

Primeiro dia da iniciativa Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.

14 de Janeiro
Jorge Sampaio é reeleito Presidente da República.

26 de Fevereiro
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos Quinze assinam o Tratado de Nice naquela cidade francesa.

10 de Março
Teresa Moura é nomeada Secretária de Estado dos Assuntos Europeus.
 

12 de Março
Os ministros das Finanças dos Quinze reunidos em Bruxelas criticam a derrapagem das despesas do Estado verificadas em Portugal.

23 de Março
23 e 24 de Março. Conselho Europeu de Estocolmo.

13 de Maio
A coligação Casa das Liberdades, encabeçada por Silvio Berlusconi, vence as eleições italianas, derrotando a coligação de centro esquerda.

8 de Junho
Os irlandeses rejeitam, em referendo,o Tratado de Nice.

15 de Junho
15 e 16 Junho. Conselho Europeu de Gotemburgo. Define 2004 como data objectivo para a adesão dos primeiros países de Leste.

11 de Setembro
Dois aviões de passageiros colidem com as World Trade Center em Nova Iorque provocando o seu desmoronamento. Um terceiro avião despenha-se sobre o edifício do Pentágono e um quarto avião cai em Somerset Country, no estado da Pensilvânia.
Bin Laden é apontado como o principal suspeito pelo planeamento dos atentados.

21 de Setembro
Conselho Europeu Extraordinário de Bruxelas. 

21 de Setembro
O Presidente da República reitera a defesa da criação de uma segunda Câmara no âmbito da União Europeia (UE), em que os Estados estejam representados paritariamente.

24 de Setembro
António Guterres mostra-se favorável a um ajustamento do Programa de Estabilidade e Crescimento como forma de preparar os países para os efeitos do abrandamento da economia europeia. Outros responsáveis europeus já haviam defendido a necessidade de o cumprimento das metas do défice orçamental ser encarada com menor rigidez.  

6 de Outubro
Os Estados Unidos e o Reino Unido iniciam a primeira fase da Guerra que declararam contra Osama Bin Laden.

19 de Outubro
19 de Outubro. Conselho Europeu de Gand 19 de Outubro Os líderes dos Quinze reafirmam “o mais firme apoio às operações militares” no Afeganistão.

4 de Novembro
Tony Blair reúne em Londres sete líderes europeus com o objectivo de coordenar a estratégia para o conflito no Afeganistão.  

14 de Novembro
Portugal e Espanha assinam o Protocolo do Mercado Ibérico de Electricidade.

14 de Dezembro
14 e 15 Dezembro. Conselho Europeu de Laeken Os líderes europeus aprovam a declaração de Laeken que estabelece a criação de uma Convenção sobre o Futuro da Europa, que pretende redefinir o futuro quadro institucional da União e dotá-la de uma constituição. Essa convenção será presidida pelo ex-Presidente francês Valéry Giscard d’Estaing, hipótese que suscitou fortes reservas entre os chefes de Estado e de Governo socialistas europeus, mas que acabou por ser aceite face à ameaça de veto sugerida pela França a outros nomes alternativos. António Vitorino, comissário europeu com o pelouro a justiça e assuntos internos, fará parte do presidium, o núcleo duro da Convenção, e que será a alavanca dos trabalhos deste organismo.

DECLARAÇÃO DE LAEKEN SOBRE O FUTURO DA UNIÃO EUROPEIA (...)o cidadão pretende uma abordagem comunitária clara, transparente, eficaz e conduzida de forma democrática. Uma abordagem que transforme a Europa num farol que indique o rumo para o futuro do mundo. Uma abordagem que dê resultados concretos traduzidos em mais emprego, melhor qualidade de vida, menos criminalidade, um ensino de qualidade e melhores cuidados de saúde. Não há dúvida de que, para tanto, a Europa se deve renovar e reformar.

16 de Dezembro
PSD vence as eleições autárquicas conquistando o maior número de câmaras. António Guterres anuncia, durante a noite eleitoral, a decisão de se demitir do cargo de Primeiro Ministro.  

 
Apoios: